Comprar e vender uma escola                 

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   O conceito de valor é difícil de definir porque é antes de tudo subjetivo. Muito freqüentemente, “valor” é automaticamente relacionado com custo monetário. Isso não é necessariamente correto. Existem pelo menos quatro tipo de valor:
  • Valor de Uso  
  • Valor de Troca
  • Valor Estimativo
  • Valor de Custo 

   Um modo prático de explicar esses conceitos é usar objetos do dia a dia, como por exemplo, a água que tem um valor de custo baixo, mas tem um valor de uso extremamente alto. Em tempos de seca, o seu valor de troca e o seu valor de custo sobem muito rapidamente, mas em tempos de fartura, o contrário acontece. Essa é a diferença, ou talvez confusão, entre Valor e Custo. Podemos facilmente aumentar o custo de um item sem adicionar um centavo ao seu valor.

   O que, você deve estar pensando, tem isso a ver com comprar e vender uma escola? Bem, existem dificuldades semelhantes em se achar o valor monetário de um negócio. O propósito e o objetivo de uma avaliação irão influenciar muito nesse número final. Compradores devem pensar especialmente no montante que a compra de uma escola irá gerar para eles; os vendedores por outro lado, querem ter o maior preço de venda possível.

    Tradicionalmente, uma boa maneira de chegar a um valor de venda é avaliando o negócio por seus bens duráveis (no caso as instalações) e outro é pelo lucro que gera. Esses dois métodos serão explicados abaixo, somente para mostrar como outros negócios são avaliados e dar-lhe uma idéia.

Com Base nos Bens Duráveis

De modo geral, os bens duráveis       são comprados pelo custo e esse    pode ter sido reduzido por estarem   velhos e gastos ou aumentado no       caso de forças externas como            inflação, valorização do ponto etc. O ativo, representado por dinheiro, como mensalidades não pagas, estoques de materiais para revenda menos os débitos, também entra no valor do preço de venda e compra.

Exemplo: Supondo que um professor queira vender sua escola e o prédio é próprio. Seria relativamente fácil estabelecer o custo da propriedade. Já com os equipamentos, seria um pouco mais difícil,mas poderiam, no caso ser avaliados pelo preço de reposição, um pouco reduzido pelo seu estado de uso e  o tempo de vida útil.

A avaliação do preço de compra e venda poderia ser baseada somente no preço do prédio e equipamentos (bens imóveis) com qualquer eventual débito assumido pelo vendedor; ou de outra maneira, o comprador poderia assumir esses débitos por um preço reduzido no caso de o estabelecimento dever ou aumentado no caso de ser credor.

No entanto, muitos professores não possuem prédio próprio, tendo que alugar o imóvel e por isso, o cálculo com base nos bens duráveis não se aplica muito. 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Média dos Lucros  do ano corrente somente Média dos Lucros dos três últimos anos Média dos lucros dos três anos, com peso de média
Ano Corrente          9.980

 

 

Total                          9.980

Ano Corrente            9.980

Ano Anterior              9.000

Penúltimo Ano           8.500

Total                          27.480

Média dos lucros       9.160

x

Ano Corrente      9.980   3   29.940

Ano Anterior    9.000   2

Penúltimo Ano 8.500   1

Total                27.480   6   56.440

Média com peso                 9.407

 

   Com Bases nos Lucros

O cálculo com bases nos lucros chega à “soma que vale” pagar agora para futuros lucros no negócio. As companhias usam formulas matemáticas complexas tais como taxas de lucro, juros etc o que não será apropriado para a professora de dança. Um modo mais apropriado pode ser o usado por comerciantes, onde uma simples formula pode ser aplicada:

N número de anos x média dos lucros

Mas mesmo o uso desta fórmula simples requer a tomada de muitas decisões. A quantos anos deve o N ser igual? Como medimos a média dos lucros? Não é uma resposta difícil nem rápida; ela está na percepção do valor.

Vamos dar algumas idéias para o cálculo do lucro. Temos uma professora que quer vender sua escola e temos o que ela ganhou durante os três últimos anos. Os números do quadro acima são para exemplo apenas.

Você pode ver que cada um desses três métodos chega a um resultado diferente. O método pelo ano corrente, indica que o lucro é estável, o pela média indica que os lucros podem subir ou baixar e o pelo peso da média, que o ano corrente é um melhor indicador que os anos passados e por isso tem melhor peso.

A próxima questão é o fator a aplicar no N/ 1 ano, 1 ano e meio, 2 anos? Quantos anos de lucro deve um comprador ter para comprar e um vendedor para vender?
  Outras bases

Um método mais tradicional empregado no mundo da dança é o baseado no número de alunos matriculados na escola. Daremos em seguida um exemplo para um caso na Inglaterra:

Supondo que um professor tenha 25 classes, com 15 alunos em cada classe, num total de 375.

Porém como lá se paga por semana e existe a possibilidade de o aluno cursar um dia ou dois por semana, pode-se chegar a um total de 250 somente, porque apenas 2/3 da sala vêm para aula duas vezes por semana.

Se um valor de £5 for proposto por cada criança , o valor a pagar seria £1,250 o que é muito pouco, já que nossa primeira professora teria um lucro de 9.980,00. Cada criança teria um valor aproximado de £40 nesse caso.

Existe também a do “benefício agregado”. Nosso professor estará, por exemplo, comprando sua primeira escola   e alguém poderá argumentar que ele pode ganhar mais sendo empregado, mas nesse caso, ele ganharia somente £7,000 sem os impostos.

A compra da escola aumentaria seus ganhos para 9.980,00, sem os impostos, o que seria um benefício adicional de 2.480,00.

 

 

 

   

Outras considerações 

Até agora falamos de chegar a um valor e aplicar fatores a ele, mas o preço final deve ser decidido somente pelas partes interessadas. O valor é muito subjetivo e depende muito da habilidade de negociar do comprador e do vendedor e o valor que cada um vê nesse negócio. Outros fatores devem ser levados em conta como, por exemplo, se o comprador poderá continuar com o nome existente, se o vendedor continuará dando assistência técnica,

   

 

qual é a concorrência na área, que possibilidades existem de racionalização dos gastos se o comprador já possue uma outra escola. É muito importante que qualquer negócio seja lavrado em contrato escrito, com as informações precisas sobre o modo de pagamento e as datas das prestações. Em qualquer caso, seu corretor profissional pode ajudá-lo melhor, mas como discutimos neste artigo, tudo dependerá do “valor” que o comprador e o vendedor estipulam para a “propriedade”.

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